Ao iniciar o ano letivo a direção realiza a semana pedagógica onde é feito por diagnóstico das ações realizadas implementando o que deu certo e replanejando as ações-metas que não foram atingidas.
O PPP e PDE são revistos neste período pela equipe de sistematização formada pelos diversos segmentos da unidade escolar. De acordo o diagnóstico o documento é elaborado para servir de bússola no decorrer do ano letivo para as atividades pedagógicas e administrativas. A concepção da escola é construtivista e seus planos de ensino e projetos estão inseridos na unidade, destacamos o dia Cultural, Olimpíadas de Literatura, Matemática, Física, Astronomia e de Estudos Sociais.
O horário é organizado com cinco aulas de 50 minutos, intervalo de 15 minutos em cada turno: matutino com início às 7:00h, vespertino 13:00h e noturno 19:00h. A maioria dos alunos chega a pé por morarem próximo a escola. O número de vagas é limitado pela quantidade de salas e número de alunos por turma por portaria da SEC 35 a 40 para alunos de 5ª a 8ª série e de 40 a 45 para alunos do Ensino Médio. Sendo expostos em RMM (Resumo de Movimentação de Matrícula). As turmas são formadas por série/idade considerando a preferência do aluno pelo turno. A distribuição da carga horária é sistematizada pelo Programa Urânia; obedecendo a formação profissional, tempo de serviço na Unidade Escolar, assiduidade. No decorrer do ano letivo na falta de algum professor a escola dispõe do projeto de monitoria o que evita o aluno ficar de aula vaga.
Não há atividade programada fora da sala de aula, as aulas especiais de Educação Física e Artes são ministradas na própria sala. No quesito segurança a escola tem a preocupação em manter os portões fechados disponibilizando um porteiro para cada turno, sendo que os alunos dão preferência a portões abertos, a unidade de ensino dispõe ainda de supervisores de pátio.
A escola promoveu o Conselho de Classe ao final de cada unidade e ano letivos, funcionando como uma avaliação diagnosticada onde direção, professores e lideres de classe participam, objetivando ainda informar e emitir parecer sobre aspecto pedagógico e disciplinares e assiduidade dos alunos.
A recuperação é realizada paralelamente ao longo do período letivo buscando atingir a aprendizagem necessária, obtendo um resultado e 50% de aproveitamento. A freqüência é controlada através de diário de classe tendo um baixo índice de ausência, essas ocorrem por trabalhos sazonais, o que não leva a ter problema de evasão escolar.
O Calendário Escolar Anual pode ser visualizado AQUI