Conheça o Colégio

O Colégio Estadual "João Vilas Boas" foi fundado em 1950 a partir de dois postulados básicos e indissociáveis: democracia e livre iniciativa. Era uma revolução pedagógica para os padrões da época: um Colégio leigo e misto, preocupado em garantir aos seus alunos o maior patrimônio que o século XX pôs ao alcance da humanidade: o ingresso na cidadania plena através do acesso ao saber. Para o João Vilas Boas, educar não é simples transmissão de conhecimentos: é formar um cidadão completo, com instrução, consciente de seus direitos e deveres, sendo capaz de participar, com êxito, da vida em sociedade.


A expansão do conhecimento nas últimas décadas e a velocidade das transformações em todo o mundo vêm impondo à escola o desafio de preparar as novas gerações para atuar numa sociedade globalizada e em constante processo de mudança. O sistema educacional deve adaptar-se a esse futuro. O João Vilas Boas tem investido na permanente atualização de seu projeto pedagógico, conciliando o melhor de sua experiência acumulada com promissoras inovações, do Ensino Fundamental ao Médio.

O objetivo do João Vilas Boas é oferecer uma educação de qualidade, através da qual busca promover uma formação em que se harmonizem êxito nos estudos e realização pessoal. O Colégio proporciona ao aluno sólida formação geral e instrumentos que lhe serão efetivamente úteis, mais tarde, no mercado de trabalho. Isso significa incentivar e desenvolver habilidades e competências que o tornarão eficaz e valorizado como membro de equipes e organizações.


O ambiente educacional deve levar o jovem a desenvolver senso crítico, capacidade de avaliar e decidir acerca de que caminhos seguir e que atitudes tomar. É tarefa da escola fazer florescer em cada um o que tem de melhor, ajudando-o a preparar-se para o futuro.

Com a necessidade de completar a formação dos adolescentes e jovens de Livramento, que tinham de estudar na cidade de Caetité distante 160 km da nossa cidade ou para a capital do estado distante 720 km, a comunidade livramentense começou um grande movimento pela fundação de uma escola que contemplasse o ensino primário de primeiro grau e secundário da época. Participaram deste movimento o Sr. Mário do Carmo Tanajura, João Vilas Boas, Dr. Edílson pontes, Cônego Higino, Alfredo Souza Machado dentre outras personalidades influentes da época.


Em 21 de agosto de 1949 fundaram a Cooperativa de Educação e Cultura Responsabilidade Ltda., que seria a mantenedora do futuro colégio, que em 28 de março de 1950 foi criado o curso de 1º grau pelo Decreto do MEC nº 92021/40, e com a denominação de Ginásio de Livramento, em 1956 a Secretaria Estadual de Educação através do Decreto nº 16.653/56 autoriza o curso pedagógico em nível de 2º grau, que começa funcionar no ano seguinte. Em 30 de janeiro de 1963 é criado o curso científico e o colégio passa a chamar-se Colégio João Vilas Boas. Em 11 de agosto de 1971 através da resolução nº 46/69 e Lei Federal nº 5692 é autorizado os cursos profissionalizantes de Técnico em Contabilidade e Assistente de Administração. Conforme Portaria 2536 D.O. de 06.04.1973 passou a se chamar Centro Educacional João Vilas Boas. Em 27 de dezembro de 1994 passou a chamar Colégio Estadual João Vilas Boas.


Está localizado no centro da cidade situado à Praça Coronel Zezinho Tanajura, nº 53; o bairro é bem urbanizado, todas as ruas são calçadas, possui clínicas médicas, supermercados, farmácias, pousadas, bares, lanchonetes, pizzarias e açougues. Destacamos como área de lazer duas praças que ficam próximas ao

colégio, está também localizado próximo ao hospital Geral de Livramento e ao Estádio de Futebol Dr. Edílson Pontes. Escola de ensino Fundamental e Médio, matrícula inicial de 1144 alunos de classe média e média baixa, distribuídas nos turnos: matutino, vespertino e noturno, sendo a maioria do centro cidade e periferia sendo uma pequena parte da zona rural que utilizam o transporte público escolar.


O referido colégio possui uma boa estrutura física, com 13 salas de aula, um laboratório de informática, com acesso a internet no setor administrativo, sala de vídeo, sala de professores, diretoria, secretaria, biblioteca, recursos didático-pedagógicos que auxiliam os professores a trabalharem de forma dinâmica, atualizado; retro projetor, episcópio, televisores, DVD, vídeos, cartazes, mapas, impressoras, computadores. A área de lazer está em bom estado de conservação, quadra com alambrado e iluminação medindo 17metros por 28 metros, que se destina as atividades de educação física, jogos de socialização e eventos culturais, um pátio coberto para recreação dos alunos medindo 16 metros por 6 metros. Dispõe de verbas para a manutenção e conservação e pequenos reparos do FAED valor (ano) R$ 10.000,00, PDDE valor (ano) R$ 6.300,00 para material permanente e de custeio e PNAE 10 parcelas de 2.226,00 para merenda escolar.


A merenda escolar é de boa qualidade, servida no intervalo (09h30min e 15h30min) é adquirida no próprio município com os recursos do PENAE. No recreio os alunos brincam espontaneamente com a observação do supervisor de pátio. A escola adota uniforme padronizado tendo um controle na portaria contando com o apoio dos pais.


A escola utiliza o Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador de suas ações, disponibilizando no início de cada ano letivo uma semana denominada de Semana Pedagógica onde são elaborados pelos professores e direção planos e ações em consonância, com o P.P.P. A escolha do livro didático é feita em conjunto após analise entre os professores da rede estadual do município. Há uma articulação entre os professores para a programação dos objetivos, conteúdos e competências entre as séries, pois a escola não possui coordenação pedagógica. São constatados nesta unidade escolar problemas disciplinares e inflacionais; uso inadequado de celular e mini-games, boné, desrespeito ao professor e agressões físicas entre os próprios colegas. A sistemática de capacitação em serviço é feita nas Atividades Complementares pelos professores com orientação da direção.


A escola adota uma gestão democrática, colegiada e participativa, encontrando facilidade, execução das atividades. Há uma democratização das informações onde as decisões são tomadas conjuntamente. A liderança é feita gozando de um relacionamento amigável e cortez entre toda a comunidade escolar.